terça-feira, 23 de março de 2010

Se houvesse certeza não precisaríamos ter fé

Lucas 24:36 em diante – “E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo-lhe isto, mostrou-lhes as mãos e pés. E, não crendo eles ainda por causa da alegria, e estando admirados.....”
Nesta passagem de Lucas os discípulos estão amedrontados e confusos.
Primeiro recebem a noticia de que Jesus esta vivo, então ficam atordoados.
Depois Jesus aparece e diz: “Paz seja com vocês”, eles ficam assustados achando que estavam vendo algum espírito..
Como eles puderam ter dúvidas?
Como nós lidamos com nossas dúvidas?
Porque pelo texto podemos ver:
O mundo espiritual e o físico são duas categorias distintas, quando um toca no outro sempre ficamos temerosos, está é a essência do sagrado, porque não é algo corriqueiro. O mundo sagrado nos fascina e nos espanta, nos atrai e nos causa medo. Sempre que tivermos contato com o mundo espiritual sentiremos uma mistura de medo e fascínio. Os apóstolos ficaram assim quando Jesus entrou naquele ambiente.
Ver e tocar não foram suficientes para produzir certeza. Versículo 39, 40 e 41 – “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo-lhe isto, mostrou-lhes as mãos e pés. E, não crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados.....” Mesmo vendo e tocando Jesus, eles ainda duvidaram.
O que produz fé é ouvir a palavra de Deus.
A dúvida é irmã da fé, se houvesse a certeza não precisaríamos de fé.
Fé é trazer à existência aquilo que ainda não existe, ou, fé é quando não temos certezas, ela entra como um elemento, precisamos de fé para perceber o imperceptível, para ouvir o inaudível.
A fé só existe porque existe a dúvida.
Se você tem dúvidas, não se preocupe esta é a verdadeira razão da nossa fé.
A bíblia já diz: E o justo viverá pela fé.
A mensagem cristã é o testemunho que ele vive, e que em vista disso temos que mudar nossas vidas, nossos conceitos, para que nessa mudança possamos alcançar o perdão para nossos pecados, através da fé.
Jesus quer que testemunhemos e vivamos as verdades que ELE vive e sigamos aquilo que ele ensinou.
Caminhando rumo ao alvo, firmes, perseverantes e tendo a certeza em nossos corações que ELE vive e conosco estará até a consumação dos tempos.

Um comentário:

  1. Sheila, respeito seu texto, porém não podemos contradizer o que a Palavra de Deus diz. Leia Hebreus, 11:1, " A fé é a CERTEZA das coisas que se esperam ..." Se é para termos certeza, como você diz que devemos termos dúvidas e que a dúvida é irmã da fé?

    Hercules

    ResponderExcluir

Seu comentário será lido com muito carinho.
Obrigada, o Senhor te abençoe grandemente.
Volte Sempre!