terça-feira, 11 de maio de 2010

A IMPORTÂNCIA DE SABER COMO ORAR (Mateus 6-5)

O SERMÃO DA MONTANHA

Para que orar se Deus conhece nossas necessidades e sempre quer e faz o que é melhor para todos os seus filhos?
Será que é porque queremos que ELE nos trate melhor do que já trata?
Cuidado com a oração que faz, ela é o método mais direto de nos relacionarmos com Deus.
É por isso que oramos, para nos relacionarmos com nosso pai, quando oramos falamos com Deus, quando lemos sua palavra é Deus que fala conosco.
Quando oramos colocamos para fora o que lá dentro do coração pensamos de Deus, pois a sua palavra diz que pelas nossas orações Deus conhecerá nosso coração. “ Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos.”(Salmos 139-23)
Me diga, qual pai precisa que um filho faça sacrifícios para receber algo?
Oração é aprendermos a nos relacionar com Deus, se não aprendermos isso, oração é conversa jogada fora.
No capítulo 6 de Mateus Jesus nos ensina a orar, nessa oração há 10 ingredientes de como se relacionar com Deus.
Jesus nos ensinou como orar dando-nos como exemplo a oração do PAI NOSSO que a maioria de nós conhece, mas será que a entendemos?
Vamos entender o que é a oração?

1.Oração é relacionamento pessoal com Deus.
PAI NOSSO – isso é intimo e pessoal, relacionamento de pai para com seu filho.
VENHA A NÓS O TEU REINO – significa que existe um Reino e neste reino ele é REI.
Temos então um Deus que é PAI e que é REI.
Quando entramos em sua presença através da oração também estamos entrando no reino do PAI.

2.Oração é um exercício onde aprendemos que Deus não se confunde com a sua criação.
QUE ESTAIS NO CÉUS – ele não está no mundo.
O ESPIRITO SANTO está aqui, habita em nós, mas ele não é parte do mundo, ele criou todas as coisas, mas a natureza é inferior ao CRIADOR. (por isso não adianta crer em energias do sol, lua, terra, etc.)

3.Oração é o reconhecimento que não há manchas no caráter de Deus.
SANTIFICADO SEJA SEU NOME – significa que não há sombra de maldade em seu caráter. A sua palavra é: sim, sim, não, não, e nunca talvez.

4.Oração é aprender que além das nossas necessidades há um propósito maior de Deus para nossas vidas, o mundo não gira ao redor de nós mesmos.
VENHA A NÓS O TEU REINO – significa que queremos nos relacionar com o SENHOR, mas lembrando que existe um reino, e devemos querer que antes das nossas vontades serem atendidas, que o reino se estabeleça em nossas vidas, pois o Senhor diz: “Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Lucas 12-31)
.
5.Oração é um processo de submissão em que reconhecemos que a sabedoria de Deus é maior e mais digna que a nossa..
SEJA FEITA A TUA VONTADE – significa não querer mais ser governado pela nossa vontade (porque assim como já dizia Paulo: “Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço.”Romanos 7-19), mas ser instruído por Deus criador de todas as coisas , soberano em tudo e sabedor de tudo, pois só ele conhece o presente, o passado e o futuro, só ele tem o melhor para nós.
AQUI NA TERRA COMO NO CÉU – significa reconhecermos que somos barro, pó e que queremos que seja feito com esse barro (terra) mais claramente nós, a sua obra em nossas vidas assim como ela é feita no céu.

6.Oração é um reconhecimento que não nos bastamos, não somos suficientes, nada podemos nada por nós mesmos.
O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ HOJE – ao contrario do que durante muito tempo pensei, não esta relacionado a comida, pois o SENHOR diz: “Por isso vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que havereis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu; não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros, e contudo, o vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?” (Mateus 6-25,26) . Também não é dinheiro, pois ele diz suprirei todas as vossas necessidades. O pão que Jesus nos ensinou em sua oração significa a palavra de Deus, este é o alimento que necessitamos para nosso Espírito, pois também ele diz “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.” (Mateus 4-4)

7.Oração é um exercício de auto exame, admitir que somos maus, reconhecer que na nossa natureza precisamos do perdão de Deus.

PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS (OFENSAS) – quando alguém comete um erro, ou é um devedor, ou...é uma causa que será levada a um juiz para que ele determine como será paga, ou resolvida, ou até mesmo perdoada aquela questão. Então temos um juiz.
Temos então um Deus que é PAI e que é REI e que é JUIZ.
Ainda, esta escrito: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, porém alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” (1 João 2-1 )

8.Oração é assumir o compromisso dos outros, somos intolerantes com os pecados alheios.
ASSIM COMO PERDOAMOS QUEM NOS OFENDEU – significa julgue a mim como julgo os outros, perdoa a mim como perdoei meu irmão.
Como pedir a Deus que nos perdoe, se não fizermos o mesmo com o próximo?
Diz o Senhor: “Pois com o juízo com que julgardes sereis julgado, e com a medida com que tiverdes medido, hão vos medir.”( Mateus 7-2)

9.Oração é a declaração de que dependo dos princípios de Deus para não fazer o mal.
NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO – significa que Deus preveu que seriamos independentes, porque quando nos afastamos dele, nos tornamos pessoas más.

10.E enfim aprender a adorar a Deus, reconhecer que toda honra, toda glória pertence a ELE, somente a ELE.

Amados, toda oração é eficaz. Todo filho de Deus tem esse dom, pois nos foi concedido pelo próprio Jesus. “Em verdade , em verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço. E as fará maiores do que estas, por que eu vou para o Pai. E farei tudo o que pedirdes em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” João 14-12 ao 14
Você não precisa ser uma autoridade, um sacerdote, um bispo, um padre, etc, Jesus quer você falando com ele, clamando em seu poderoso nome, ele quer ouvir sua voz se dirigindo a ele, não dependa das orações apenas dos outros, ninguém é melhor que ninguém, Jesus não ama mais um do que o outro, ele não faz diferença de filho para filho.
Toda oração feita no Espírito Santo, mesmo feita por lábios fracos é eficaz. A bíblia diz: “Da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas. Não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que intercede pelos santos.” (Romanos 8-26,27)
Toda oração que fizer, querendo primeiro que se cumpra a vontade do Pai, será atendida.
Toda oração com fé é eficaz.
E o que é fé?
Fé é uma confiança inabalável no Deus que pode todas as coisas e que deseja de você somente o seu coração.
O Diabo não retalha quem ora, isso é uma mentira. “ Voltaram os setenta com alegria dizendo : Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos submetem.” (Lucas 10,17)
Não acredite que o Diabo tem poder de impedir a benção de Deus chegar até você. A palavra diz: “Operando Deus quem impedirá?” (Isaias 43-13)

Que o Senhor Jesus seja glorificado em cada vida que ler esta mensagem, pois tudo é por ele, para ele, para honra, glória e louvor do meu Salvador.
A Paz esteja contigo.
Sheila Passuello

Um comentário:

  1. Ola amada, obrigada pela visita, pode colocar sim, assim que eu trocar os selinhos que estão no meu coloco o seu tbm, abraços

    ResponderExcluir

Seu comentário será lido com muito carinho.
Obrigada, o Senhor te abençoe grandemente.
Volte Sempre!