segunda-feira, 31 de maio de 2010

ENFRENTE A VIDA COMO ELA É

II Samuel – 12-14
"Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá ”. Esta foi a palavra do SENHOR para o rei Davi. Seu filho concebido através do adultério com BateSeba, morrerá.
Nas igrejas aprendemos que podemos tornar o impossível em possível.
Aprendemos que se precisar atravessar o mar vermelho, assim como Moisés, Deus abrirá o mar para nós.
Mas e quando o impossível realmente é impossível? O que fazer?
Existem relatos na bíblia de coisas que realmente não aconteceram.
O que fazer quando o câncer não cede, quando um aborto acontece, quando um amor vai embora, quando a morte não teve jeito, quando o diagnóstico é implacável?
Muitos homens da bíblia viveram esta realidade.
Veja: A oração de Moisés para entrar em Canaã (a terra prometida) – Deuteronômio 3-23 ao 28: “Também eu pedi graça ao Senhor no mesmo tempo, dizendo: Senhor Deus! Já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua forte mão; pois, que Deus há nos céus e na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, e segundo os teus grandes feitos? Rogo-te que me deixes passar, para que veja esta boa terra que está alem do Jordão; esta boa montanha, e o Líbano! Porém o Senhor indignou-se muito contra mim por causa de vós, e não me ouviu; antes o Senhor me disse: Basta; não me fales mais deste assunto; sobe ao cume de Pisga, e levanta os teus olhos ao ocidente, e ao norte, e ao sul, e ao oriente, e vê com os teus olhos; porque não passarás este Jordão. Manda, pois a Josué, e anima-o, e fortalece-o; porque ele passará adiante deste povo, e o fará possuir a terra que verás.”
Esta é uma situação impossível, Deus diz não a Moises, homem este que esteve com Deus, andou com Deus, viu milagres e maravilhas. Mas Deus disse: BASTA.
O Apóstolo Paulo, veja: II Corintios 12-7 ao 9 – “ E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.”
Paulo pediu que Deus tirasse dele aquele espinho; que representa um problema, e ainda identificou que era mensageiro de Satanás; e o Senhor disse: A MINHA GRAÇA TE BASTA.
Agora eu pergunto, qual situação requer mais fé? Mudar a circunstancia ou passar por ela e chegar no final vitorioso?
A dimensão maior da fé é sair do outro lado com a graça de Deus.
Voltando lá com o Rei Davi, onde começamos. Davi pecou, traiu, adulterou e ainda matou o marido de BateSeba. Depois fica sabendo através do profeta Natã que seu filho esta doente e irá morrer.
Davi, cheio de culpa entra em seu quarto, deita-se no chão e ali permanece por 7 dias, sem comer, sem tomar banho, sem se levantar para nada, chorando, clamando, orando a Deus para que poupasse a vida de seu filho.
Na noite do sétimo dia a criança morreu, seus servos se desesperaram porque imaginavam que ele enlouqueceria quando dessem a noticia fatídica.
Qual não foi a surpresa dos servos com a reação de Davi que, levantou-se, banhou-se, vestiu-se e foi ao templo adorar a Deus. E depois pediu comida.
O que aconteceu? Ninguém entendeu nada.
Mas, Davi respondeu: “Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se Deus se compadecerá de mim, e viverá a criança? Porém, agora que esta morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.” II Samuel versículos 22 e 23
OBS: leiam o livro de II Samuel capítulo 12 versículo 14 em diante, é tremendo.
Ou seja, realmente, o que mudaria continuar naquela postura?
Então recebeu BateSeba como esposa, ela engravidou novamente e ele se chamou Salomão, e Deus o amou.
Então o que fazer diante do impossível?
1.Enfrente a realidade como ela é.
Versículo 19- “Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta.....”
Porque muitas pessoas não triunfam? Porque fogem da sua realidade. E é com a realidade crua que Deus vai te fazer triunfar.
2. Tome a decisão de não se deixar largar, abandonar.
Versículo 20 – “Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou..........”
Tem gente que continua largado, não encontra alegria para viver. Davi levantou a cabeça e seguiu. A vida não para e o Deus que você serve não abandona você. Tem gente que se transforma em um farrapo humano. A circunstância faz com que algumas pessoas fiquem amargas, azedas, de mau com tudo e todos, murmuradores, seres frustrados.
3.Tome a decisão de adorar a Deus.
Versículo 20 – acima. Davi adorou a Deus, sua percepção da vida não mudou em relação ao seu Deus, a dureza da vida não fez ele desistir do Senhor, pois ele sabia que seu redentor vivia e que podia confiar nele. A morte do filho não fez Davi mudar aquilo que ele pensava de Deus.
Habacuque 3- 17 ao 19 – “ Porque ainda que a figueira não floreça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado, todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minha alturas.
4. Davi se preparou para o futuro.
Versículo 20 – “.....Então foi a sua casa, e pediu pão, e lhe puseram pão, e comeu.”
O comer significa se fortalecer para enfrentar a vida, preparar-se para o futuro porque Deus tem planos para o nosso futuro.
Assim como Davi, ele tirou o foco do problema e olhou para outras coisas da vida que não morreram com seu filho. Davi era rei, tinha um reino que precisava dele, você pode não ser rei, mas certamente tem pessoas que precisam de você. Nada pode impedir sua trajetória se você estiver com Jesus.
João 11- 25 e 26 – “ Disse-lhe Jesus Eu sou a ressurreição e a vida; quem cre em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.”
5. Preocupe-se com seu irmão.
Versículo 24 – “ Então consolou Davi a BateSeba........."
Davi foi consolar aquela mãe que havia perdido seu filho. Encontrou alguém que estava mais ferido que ele, se preocupou com a dor do outro.
Tire o foco da sua dor, existem tantas outras pessoas tão feridas como você, e neste momento você pode ser usado por Deus como um agente consolador.
Quando nos abrimos para a dor do outro, a dimensão de nossa vida muda completamente.
Quando vivenciamos um problema, a percepção da dor nos ajuda a cuidar dos outros, onde podemos dizer: Eu entendo a sua dor. E a medida que consolamos o outro a nossa dor diminui.
6. Deus não terminou seu projeto conosco.
Davi recebeu BateSeba como esposa, e teve outro filho com ela. Deus escolheu este filho para ser o futuro Rei de Israel que se chamava Salomão.
Vire a página, pois Deus não terminou de escrever o livro da sua vida.
Romanos 8-28 – “ E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”
Amém
A Paz de Deus esteja com vocês. Glorificado seja o nome do Deus Altíssimo.
Por Sheila Passuello

Um comentário:

  1. A Paz amada,seu blog é muito lindo e especial,que Deus a abençoe mais e mais para levar palavras que nos ensinam e edificam nossa alma..Deus abençoe muito você.

    ResponderExcluir

Seu comentário será lido com muito carinho.
Obrigada, o Senhor te abençoe grandemente.
Volte Sempre!