terça-feira, 11 de maio de 2010

Retirando as Máscaras

Certa tarde recebi um telefonema que me deixou preocupado, e como havia falado sobre este assunto no domingo anterior este assunto veio confirmar em meu coração que era algo vindo da parte de Deus.

O fato é o seguinte: Uma pessoa me ligou dizendo-se preocupada com o seu amigo que estava desanimado e que tinha acabado de lhe dizer que iria fazer uma besteira. Esse indivíduo estava indo para casa tendo deixado o trabalho, andava desnorteado e revoltado com muitas situações que estavam lhe oprimindo. A pessoa me pediu que ligasse para esse seu amigo e conversasse com ele pois ele me respeitava e com certeza iria me ouvir, mas que eu não lhe dissesse que ela havia me ligado.

Quando terminei a ligação, imediatamente liguei para o indivíduo, que atendeu prontamente. Perguntei-lhe como estava tudo e me disse que estava tudo muito bem, “em vitória”, me garantiu. Pensando no que sua amiga tinha me contado insisti com ele dizendo que sua voz parecia meio triste e etc. Mas ele disse que não, estava tudo bem e que ele estava somente cansado. Tentei fazer-lhe falar alguma coisa e não consegui, por mais que puxasse o assunto vi que ele não falaria, então o que pude fazer foi me despedir oferecendo-lhe ajuda caso precisasse.

Ao desligar o telefone comecei a meditar no que o Dr. Augusto Cury comentou em um dos seus livros sobre a dificuldade que temos de nos abrir e falar de nós mesmos, dos nossos dramas e problemas.

Infelizmente isso é uma triste realidade que vivenciamos. Pessoas que não conseguem tirar suas máscaras e mostrar a realidade que se passa em suas vidas; escondem a qualquer custo suas lutas e dificuldades. Pessoas que por medo de serem rejeitadas e incompreendidas escondem-se atrás de uma máscara que as impede de receber a cura que é oferecida para aqueles que conseguem dividir sua dor.

Infelizmente a imagem que muitos tentam passar é que o cristão não passa por problemas e dificuldades. Verifique que me refiro a passar por dificuldades e não em viver em dificuldades. Existe uma enorme diferença entre passar por alguma determinada situação ou constantemente e vivê-la.

Isso mostra que o ser humano é definido por três pessoas distintas: uma que mostramos que somos, outra que sabemos que somos e ainda outra que Deus sabe que somos.

Infelizmente nossa cultura nos ensina a usar estas máscaras para nos proteger. Temos medo de demonstrar nossas fraquezas e sermos rejeitados por causa delas e desta forma alimentamos a imagem irreal de quem somos. Dentro de nossas igrejas isso é berrante. Escondemos até a última instância nossos dramas e muitas vezes quando falamos, a situação já está tão complicada que pouco ou nada pode ser feito.

O que precisamos entender é que assim como uma doença maligna, o quanto antes a descobrirmos e buscamos um tratamento, mais fácil será combatê-la, maiores chances teremos de sermos bem sucedidos na cura.

O que me incomoda é o fato de estarmos sempre bastante preocupados com o que os outros vão pensar se nos virem desta forma, o que as pessoas vão dizer se souberem as lutas que temos passado, os problemas que temos vivido.

O desafio é que tiremos a máscara e vivamos uma vida honesta diante de Deus e dos nossos irmãos.
Quando sabemos que alguém precisa de ajuda fica mais fácil ajudá-la. Lutemos contra o orgulho e sejamos honestos.

Responda pra você mesmo, “como te chamas?”
Por Pr. Costa Junior

Fonte: Matéria cedida gentilmente pela irmã Crislaine Meireles.
http://crislainemeireles.blogspot.com/2010/05/retirando-as-mascaras.html

Um comentário:

  1. Li essa mensagem e acordo que há uma enorme dificuldades em todos nós em nos expor, retirar as mascaras ... porém também questiono, por que alguém tiraria suas mascras, isto é exporia suas intimidades quando eu posso não inspirar confiança?
    apontar as dificuldades que as pessoas tem em abrir seus corações é um discurso batido, agora sondar se somos dignos de confiança, como é que fica?

    ResponderExcluir

Seu comentário será lido com muito carinho.
Obrigada, o Senhor te abençoe grandemente.
Volte Sempre!