terça-feira, 20 de abril de 2010

A IGREJA DE ÉFESO - APOCALIPSE 2:1-7

ÉFESO” significa “desejável”. É a igreja que começou bem, mas havia perdido o que lhe deu o conceito de desejável – o amor. Uma igreja sem amor é uma igreja em decadência total (I Cor.13).

A igreja de Éfeso foi muito bem estabelecida na doutrina apostólica. Paulo ensinou a Palavra de Deus ali, durante três anos “Portanto, vigiai, lembrando-se de que durante três anos não cessei noite e dia de admoestar com lágrimas a cada um de vós” (Atos 20:31). Todos os ensinos básicos lhe foram ministrados. “Porque jamais deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus” (Atos 20:27). Pelo teor e conteúdo da Epístola de Paulo aos Efésios, observa-se que aquela igreja era espiritual. Mais saibamos que o juízo de Deus irá começar pela própria Casa de Deus “Pois já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?” (I Pe 4:17). Por isso Éfeso foi uma das igrejas que foram advertida pelo Senhor. Ela foi a igreja que João pastoreava quando foi desterrado para a solitária Ilha de Patmos, segundo a tradição Cristã dos primeiros séculos.

O ANJO DA IGREJA
Quem era esse anjo da Igreja a quem o Senhor se referia?

É claro que um anjo celestial não poderia ser, pois os tais foram proibidos de pregar o evangelho ”Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho. Coisas para as quais até os anjos desejam atentar”. (I Pe 1:12). Esse anjo, que era o Pastor ou Líder da Igreja, pois a palavra “anjo” quer dizer “MENSAGEIRO” e é exatamente o que o Pastor ou Líder é, um mensageiro. Veja bem, os anjos não dizem o que eles querem, mas dizem somente a Palavra de Deus, observe: “....e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João, o qual atestou a Palavra de Deus” (Ap.1:1-2). A função do Pastor é de instruir o povo na Palavra de Deus “ Como te roguei, quando partia para a Macedônia, que ficasse em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinassem outra doutrina..”(I Timóteo 3) ; “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. (II Timóteo 2:15); “Deve reter firme e fiel a palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar na sã doutrina como para convencer os contradizentes”. (Tito 1:9).

O pastor não deve falar ou ensinar suas próprias filosofias, mas sim ser fiel ao ensinamento da Palavra de Deus. Fica claro que esse mensageiro (o pastor ou líder local) tem a responsabilidade muito séria diante de Deus. Isso serve de alerta aos que lideram, mas não se esmeram em aprender a Palavra. Que Deus faça de nós (os líderes) homens fiéis à Palavra como os anjos celestes são. É isso o que Deus quer nos falar aqui. É como se o nosso Deus dissesse: “Transmitam a minha Palavra com a fidelidade de um anjo”.

ESTAMOS NAS MÃOS DE DEUS
Antes de continuar, quero que você guarde em mente o gráfico abaixo, baseado em Apocalipse 1:20.

ESTRELA = ANJOS = PASTORES

CANDELABRO = IGREJA = POVO DE DEUS

Este gráfico nos ajudará a entender melhor, tanto o tópico passado, como o presente.

Ao anjo da igreja em Éfeso escreve:” ..Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro.” (Ap.2:1).

Neste contexto as estrelas ou anjos estão se referindo aos Pastores ou Líderes, mas pode ser muito bem aproveitado para toda a Igreja, pois na Terra toda a Igreja está comissionada a ser mensageiro de Deus: “ E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura”. (Mc.16:15)

O Apóstolo Paulo também diz que somos estrelas, leiamos: “mas é a glória do sol, outra a glória da lua e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela” (I Cor.15:41)

Pelo que também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar” (Hb.11;12)

Quero que você, meu irmão e irmã, saiba que também é uma estrela, está nas mãos de Deus, e tem a responsabilidade de levar a Palavra de Deus aos corações aflitos, por isso preste atenção na Palavra: “Aquele (Jesus) que tem na mão direita as sete estrelas” (Ap.2:1)

É glorioso sabermos que estamos nas mãos do Senhor. É sinônimo de vitória e proteção. Há uma alegria imensa nesse constante afeto Divino por parte do Senhor. As lutas são grandes, mas a mão do Senhor é mais forte. Se estivéssemos sozinhos nessa luta perderíamos, mas nesse “braço de ferro” nós contamos com a mão do Senhor. Aleluias!!! Por outro lado eu gostaria que você sentisse a responsabilidade de estar nas mãos do Senhor. Sim, responsabilidade, pois somos suas estrelas (que quer dizer mensageiros – veja gráfico). Deus quer nos mostrar que devemos resplandecer o brilho da Estrela maior – Jesus. É como se o Senhor nos dissesse: “Mostre o brilho da minha mensagem”. A Igreja tem que ter luz nas suas palavras, tem que ter vida e poder. E para que esse fato aconteça na vida da Igreja, tem que haver uma profunda dedicação à Verdade de Deus. Cada membro da Igreja, desde o Pastor até o irmãozinho tem que se conscientizar da importância da Palavra de Deus e sua divulgação. Só assim, haverá brilho nas mensagens e a Igreja brilhará como uma estrela.

DEUS CONHECE AS NOSSAS OBRAS
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança, e que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos.” (Ap.2:2)

Fique sabendo, Deus conhece o teu desempenho na sua obra, Deus vê o seu trabalho e sua dedicação para que a sua obra se concretize e o Seu Reino seja implantado.

Saibamos que: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” (I Cor. 15:58)

Observe que a Palavra diz: “ NO SENHOR”. Só no Senhor é que o nosso trabalho é válido. Deus olha para o trabalho e dedicação daquele que faz para Ele. Digo isso, pois muitos realizam grandes obras dentro das igrejas, mas não no Senhor e para o Senhor, mas sim para sua glória própria. Almejam o elogio do seu próximo e o enlevo do seu próprio nome. Veja o que diz Jesus:

Mateus 6:1 – “Guardai-vos de praticar vossos atos de justiça diante dos homens, para serdes vistos por eles. Se o fizerdes, não tereis galardão junto de vosso Pai que esta nos céus.” Trabalhe, meu irmão e irmã, ainda que ninguém lhe elogie ou mesmo que você seja criticado, TRABALHE. Deus, O Grande Galardoador, está vendo o seu esforço e em oculto lhe dará a recompensa. A sua perseverança no trabalho do Senhor lhe será uma grande alegria no seu espírito. TRABALHE, amados!

DE OLHO NOS LÍDERES E PRUDÊNCIA NO JULGAR
sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos” (Ap. 2:2)

Devemos observar os líderes, aproveitar tudo o que eles tem de bom, sabendo que são homens que também erram, mas é claro que quando falamos erram, não estamos falando de adultério, prostituição, engano, furto, mentiras....Nos dias atuais, infelizmente, vemos líderes que deveriam ser exemplos, fazendo tudo isso e muito mais. O que mais me espanta é que mesmo fazendo tudo isso eles ainda encontram gente que os seguem sem nem mesmo questionar o que está havendo. Dizem: “Este homem é de Deus ele faz milagres e isso basta” ou “Ele foi escolhido por Deus para ser o nosso profeta e cremos cegamente nele”. E assim vemos esses salafrários usurpar o povo e devorar a fé dos mais humildes. Sabemos, que infelizmente, isso acontece por falta de conhecimento da Palavra de Deus. Leiamos: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Os.4:6)

Nesta carta à Igreja de Éfeso, Jesus elogia aqueles que colocaram à prova certos “apóstolos” que se diziam ser homens de Deus. Esta Igreja teve o discernimento de desvendar e despir os falsos obreiros. Antes de continuar com esse pensamento quero que você tenha em mente a importância de ter embasamento na Palavra de Deus antes de julgar alguém, principalmente um obreiro. Leiamos:

Não aceites acusação contra um ancião (presbítero ou líder local), senão com duas ou três testemunhas (que sejam dignas de confiança)”. (I Tm. 5;19)

Não esqueça de ser sábio no julgamento de algum líder que esteja fazendo coisas erradas e certifique-se que realmente não sejam boatos, mas provas concretas e que você possa provar. Sabendo que se você estiver errado poderá estar lutando contra Deus e a favor do Diabo, trazendo assim maldição sobre a sua vida. Leiamos: “Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria” (I Sm.15:23)

Não toqueis nos meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas.” (Sl. 105:15)

Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus”. (Rm. 13:1)

Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil” (Hb. 13:17)

Não é porque a Palavra de Deus manda respeitar, honrar, obedecer, ajudar, auxiliar e cooperar com os obreiros do Senhor, que vamos deixar os maus nos enganar. A Bíblia nos ensina a por em prova as tais (Ap. 2:2). É glorioso essa revelação, pois essa igreja agiu com discernimento, evitando assim escândalos no meio do povo. Se nós fossemos como os Efésios (nesta área) teríamos evitado tantos escândalos desnecessários. Por haver falta de discernimento, lobos ferozes e audaciosos devoram cidades inteiras e até ultrapassam fronteiras desonrando o nome do Senhor Jesus. Devemos saber que é a IGREJA (eu e você) que tem que evitar esses “cães” de vomitar sobre nós as suas heresias. Nesses últimos dias, eu te convido a ser mais prudente e não aceitar nada de ninguém se não for claramente bíblico. Nem que pareça um apóstolo mais poderoso que Paulo e fazendo mais prodígios que o Senhor Jesus, se ele não está de acordo com a Palavra, seja anátema (maldito).

Acredito que nesses últimos tempos se levantará uma igreja firme, não em homens, mas na Palavra de Deus. Quando esses amantes da Palavra levantarem-se, os falsos “apóstolos ou profetas” terão dificuldades em difundir as suas heresias, pois a unção do Espírito mais o conhecimento da Palavra trará a luz.

e quanto a vós, a unção que dele recebeste fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei”. (I Jo. 2:27)

O PRIMEIRO AMOR ACABOU?
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres”. (Ap. 2:4-5)

Já ouvimos muito essas frases: “Esse irmão está no fogo do primeiro amor!” ou “Isso é coisa de quem está no primeiro amor”. O que será que estamos pensando sobre primeiro amor? Será que sabemos o que é esse primeiro amor? Pelo texto lido acima vemos que quem não está nesse primeiro amor está caído, sua vida cristã está fora dos parâmetros de Deus. Leiamos – Lv.6:12.

O fogo sobre o altar se conservará aceso; não se apagará.”

Aquele fogo do primeiro amor, do primeiro encontro com Deus tem que durar a vida inteira, e fogo e mais fogo.

O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará” (Lv. 6:13)

Talvez você tenha visto tanta coisa que o desagradou, que machucou o seu íntimo, que feriu os seus princípios, que fez murchar as suas esperanças no Reino de Deus, e tantas outras coisas que possam ter lhe tirado do propósito e lhe esfriado. E agora? Vai ficar assim? Deixando tudo para lá? Meus queridos saibam que apesar de tudo, o Deus que é Fogo, quer te dar a vitória nessa luta. Não importa quantos Judas o Diabo colocou na sua vida, Jesus nunca lhe traiu e nem lhe abandonou e hoje quer te renovar e trazer a paz e a alegria da sua salvação. Levante-se nesse momento e receba o poder, o fogo, o amor, a virtude do Espírito Santo e seja abençoado, receba o amor do céu, acenda-se agora e nunca mais deixe o inimigo apagá-lo com tolices e artimanhas malignas. Deus nesses últimos dias quer que sejamos cheios de amor, até para amarmos os piores inimigos, sejamos cheios de fogo até a volta do Senhor Jesus. “Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor” (Rm.12:11)

OS NICOLAÍTAS
Tens, porém, a teu favor, que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.” (Ap.2:6)

Nicolaítas em grego é composto de duas palavras: “Nikao” que significa “Conquistar” e “Laos” que significa “Povo Comum”. Então Nicolaítas vem a ser: “Aquele que conquista ou domina o povo comum ou leigo”. A conduta de elevar-se sobre e acima dos crentes comuns como uma classe mediadora é o que o Senhor detesta; é algo a ser repugnado.

No Velho Testamento haviam os sacerdotes (judaicos) os quais eram estabelecidos para intercederem pelo povo e representá-los diante de Deus, mas isso não agradava o Senhor. Deus não queria só alguns na Sua presença e sim todos (Ap.1;6).

No Novo Testamento, com a morte do Senhor na cruz, fez-se um Reino de Sacerdotes para reinar em perfeito sincronismo com Deus. Mas será que vemos isto?
Referindo-se a Igreja Católica Romana, os membros não realizavam nada na igreja, só o Clero podia fazer e operar no meio do povo. Os católicos trouxeram a velha prática dos sacerdotes do Velho Testamento ou, como foi chamado na carta à Igreja de Éfeso, obras nicolaítas.
E em nossas Igrejas está sendo diferente? A verdade é que em quase todas as Igrejas Evangélicas os membros fazem cada dia menos, deixando tudo nas costas do Pastor, transformando-o em um nicolaíta. Deus não quer que os pastores ocupem o lugar dos sacerdotes judaicos, nem o lugar dos padres católicos.

Os pastores, líderes, padres, enfim, devem exercer seu ministério, que tem como propósito instruir cada cristão a seguir o caminho e buscar por si mesmo o Senhor. Creio que fazendo assim teremos uma igreja viva e atuante. Meu irmão e irmã, exerça seu papel de cristão e seja um órgão vivo no corpo de Cristo.

O VENCEDOR
Quem é o vencedor? Será uma pessoa super dotada ou alguém muito diferente? Não, o vencedor é aquele que ouve e coloca em prática a Palavra de Deus. Leiamos Tg. 1:22

E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”.

Quando ouvimos o que o Espírito Santo fala através da Palavra de Deus, nos tornamos vencedores.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus”“ (Ap.2:7)

Deus abençoe este estudo, que seja benção em sua vida assim como foi na minha.
Aprendendo e Vivendo.
Toda honra, glória e louvor ao Senhor Jesus.
Amém

26 comentários:

  1. lembre-se que os bispos ou presbíteros tem a mesma funçaõ de um pastor porque eles ensinam e doutrinam 1tim 5.17.O anjo pode se referir a um bispo da época pois se encaixa melhor, porque paulo sempre fazia referencia aos presbíteros quando escrevia suas cartas, veja que em 2 pedro 5.1 pedro afirma que também é um presbítero ou bispo.não há versículos bíblicos nas cartas de paulo afirmando que havia pastores dirigindo as igrejas e sim presbíteros atos 20.28.efesios 4.11 diz que deus levantou uns para pastores,porém o presbítro devem ser estimados com dupla honra e dignos de salário 1tim5.17.Tem igreja que não remunera presbítero só pastores,tá errado.pastores tomou para si toda honra e deixou os presbíteros em segundo plano, só que nas igrejas para onde ia as cartas de paulo todos eram bispos=presbítros.Veja que função importante, quem deseja o episcopado excelente obra deseja 1tim3.1 e hoje toda excelencia é do pastor.Jesus é pastor e bispo,uma função dupla mostrando honras para ambos os títulos 1pedro2.25.Deus não vai cobrar só dos pastores, mais também dos presbíteros que ensinaram e doutrinaram.Amém

    ResponderExcluir
  2. eu acho que algnus pastores estao se esquecendo de pregar a palavra solida e da vinda de Jesus para estarem somente se alfinetando e se promovendo Como Diz O Pr. Silas Malafaia ""Louvado seja EU"" e Glorias A ""MIM"" entao ao Anjo das Igrejas VAMO SE LIGA e VAMOS Pregar o Reino!!! Fiquem na Paz.Leia o Comentario anterior to Falando Vamos Pregar.A Cristo VIVO

    ResponderExcluir
  3. Obrugada por compartilhar este estudo. Deus abençõe :)

    ResponderExcluir
  4. JESUS ABENÇOI APRENDI DEUS CONTINUI VOS INSTRUINDO PARA INTRUIR A MUITOS OBRIGADA

    ResponderExcluir
  5. EStudo muito rico!!! Jesus abençoe.

    ResponderExcluir
  6. EStudo muito rico!!! Jesus abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Um estudo muito bom,muito rico que Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir
  8. muito bom ,aprendir muito e principalmente a viver a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o estudo profundo e rico ! Abriu meus horizontes! Q Deus continue o abençoando!

    ResponderExcluir
  10. Quero louvar ao Senhor Jesus por levantar pessoas assim sérias e que tem dedicado um pouquinho do seu tempo para nos ensinar com uma palavra maravilhosa como essa !!!que deus continue a te usar amem!!!

    ResponderExcluir
  11. Ótimo conteúdo ...Gostei muito..., eu indico.
    se me permite gostaria de deixar essas outras sugestões:
    http://www.revelacoesapocalipse.com.br/
    http://jesuscristo.top/

    ResponderExcluir
  12. Muito bom este conteudo...

    segue mais uma sugestão...

    http://www.revelacoesapocalipse.com.br/apocalipse-capitulo-2-deixaste-o-teu-primeiro-amor-estudo-biblico/

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o estudo muito esclarecedor Jesus abençoe vamos viver e pregar a Jesus Cristo e não a nós

    ResponderExcluir
  14. Louvado seja o Senhor por ter me ouvido, ter me respondido diretamente na sua palavra e ter me direcionado a seu post cuja orientação está perfeitamente de acordo com o que eu creio que Deus queria me dizer. Deus te abençoe, obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom aprendi muito,vou voltar ao primeiro amor

    ResponderExcluir
  16. Parabéns que Deus continue abençoando cada um de voz amém

    ResponderExcluir
  17. A paz do Senhor Jesus, estava agora fazendo uma oração ao Senhor, pedindo pra que ele viesse se revelar a mim, e abri a Bíblia, e saiu esse capítulo, ai tive que procurar um estudo pra eu ter certeza que tinha entendido, ele falou exatamente o que está acontecendo comigo, muito claro.

    ResponderExcluir
  18. Deus abençoe muito bom este estudo deixa tudo bem claro

    ResponderExcluir
  19. Esse estudo foi uma benção pra mim , muito obrigado Deus abençoe ♥️👏👏👏

    ResponderExcluir
  20. Um despertar incrível esse estudo,pouco interessa títulos de pregadores porque cabe a cada um como membro do corpo de Cristo ,trazer em si a responsabilidade de pregar e cumprir o evangelho,grata pelo esclarecimento de muito proveito, Deus nos abençoe

    ResponderExcluir
  21. Estudo maravilhoso esclarecedor. Amém

    ResponderExcluir

Seu comentário será lido com muito carinho.
Obrigada, o Senhor te abençoe grandemente.
Volte Sempre!