domingo, 17 de fevereiro de 2013

A RELIGIÃO NÃO PODE SALVAR


A Bíblia A MENSAGEM traz aos seus leitores a tradução do texto The Message, criado pelo Pastor Eugene Peterson.

Esta é uma nova tradução contemporânea da Bíblia, baseada na linguagem original, que procura preservar na linguagem do dia a dia seus eventos e idéias. "A Mensagem" é uma Bíblia de leitura simples e de fácil entendimento. 

A RELIGIÃO NÃO PODE SALVAR

Romanos 2-17,29

17-24 Se você foi educado como Judeu, não pense que pode descansar em sua religião, orgulhoso de estar por dentro da revelação de Deus, de experimentar as melhores benção de Deus, de estar atualizado com as doutrinas! Tenho um recado especial para você que está seguro disso, que conhece a Palavra revelada de Deus e se sente em condições de levar a Deus outros que estão em labirintos escuros e emoções confusas. Você está guiando os outros, mas quem está guiando você? Falo sério. Enquanto você prega: "Não roube", você rouba? Afinal, quem iria suspeitar de você? A mesma coisa vale para o adultério e para a idolatria. Você consegue se safar de qualquer situação com discursos eloquentes sobre Deus e sua lei. As Escrituras dizem: "É por causa de vocês, judeus, que os pagãos são hostis a Deus". O texto denuncia um problema antigo, que não irá se resolver.
25-29 A circuncisão, o ritual no corpo que marca você como judeu, só terá importância se sua vida estiver de acordo com a lei de Deus. Senão estiver, é pior que não ser circuncidado. O oposto também é verdadeiro, quem não é circuncidado e vive nos caminhos de Deus é tão bom quanto o circuncidado, e até melhor. É melhor guardar a lei de Deus sem ser circuncidado que quebrá-lo sendo circuncidado. Entenda isso: não é o corte feito por uma faca que o torna judeu. Você se torna judeu pelo que você é. A marca de Deus no coração, não a da faca na pele, é que faz de você um judeu. E a identificação vem de Deus, não de críticos legalistas.

Romanos 3-1,8

1-2 Mas, se é assim, que diferença faz ser judeu ou não, ser ensinado nos caminhos de Deus ou não? Na verdade, faz muita diferença, mas não como muitos pensam.
2-6 Para começar, lembrem-se de que os judeus foram incumbidos de escrever e transmitir a revelação de Deus, as Escrituras Sagradas. E como fica a situação dos judeus que abandonaram esta posição? Deus não os abandonou. Você pensa que sua falta de fé cancela a fidelidade de Deus? De jeito nenhum! Contem com isso: Deus mantém sua palavra, ainda que o mundo inteiro minta descaradamente. As Escrituras dizem o mesmo:
Suas palavras permanecem fiéis e verdadeiras,
A rejeição não intimidará Deus. 
Mas, se nossa maneira errada de agir apenas realça e confirma o caráter fiel de Deus, não deveríamos ser elogiados por isso? Se nossas palavras nem sequer deixam marca em suas boas palavras, Deus não cometeria um erro em nos pôr contra a parede e nos condenar pelo que dissemos? É uma pergunta natural, mas a resposta é não, um "não" bem enfático! Como as coisas seriam corrigidas, se Deus não agisse para corrigi-las?
7-8 É maldade afirmar: "Se minhas mentiras servem para mostrar a verdade de Deus de maneira mais gloriosa, como posso ser condenado? Estou fazendo um favor para Deus!". Alguns, na verdade, tentam pôr essas palavras em nossa boca, alegando que saímos por aí anunciando: "Quanto mais mal fazemos, mais bem Deus faz. Então continuemos assim!". É pura calúnia, e estou certo de que vocês concordam conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será lido com muito carinho.
Obrigada, o Senhor te abençoe grandemente.
Volte Sempre!