segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Depressão - Parte II

PENSANDO OS PENSAMENTOS DE DEUS.

No estudo de depressão Parte -1 falamos do fator “depressão” o qual identificamos ser uma doença, O “câncer” da alma... A qual começa com um simples pensamento que se torna uma fortaleza na mente... E como combater isso é o que vamos ver agora.

“SUA VIDA SEMPRE CAMINHA NA DIREÇÃO DOS SEUS PENSAMENTOS...”

"Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que esta saindo à luz; porventura, não o percebereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios na solidão". ISAÍAS 43:18-19.

A depressão é causada pelo o fato de que nossa mente insiste em viver em uma ocorrência do passado. Seja fracassos, seja dores, seja perdas... seja o que seja, se for passado isso deve ficar no passado. Enquanto você não tomar a decisão de sair do passado você não encontrará cura para sua depressão. A DECISÃO DE QUERER SER CURADO DEVE SAIR DE VOCÊ!

DEUS nos disse em Isaías. 43:18-19 “ Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova...” Deus falou isso num momento de grande tribulação, angústia e sofrimentos do povo de Israel. Imagina a depressão que eles estavam vivendo... suas famílias separadas, seus filhos e maridos escravizados, suas casas destruídas...parecia já não haver mais esperança. Contudo Deus já estava preparando a providência para socorrê-los e Deus sempre tem uma providência para nós, porém a primeira coisa que Deus tinha que libertá-los era de suas próprias mentes. Deus os disse: ”Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas”.

Para que Deus possa tratar com tua alma (mente; sentimentos, emoções, vontades) é necessário que você primeiro esteja disposto a transformar sua mente, a deixar o passado e suas mágoas no passado; É você quem deverá determinar em tua mente os pensamentos que você aceitará e os que você rejeitará. É hora de substituir os pensamentos de derrota, tristeza, ressentimentos, murmurações, morte... pelos pensamentos de Deus.

Não são os tipos de pensamentos ingeridos em sua mente que estão causando a depressão...?

Portanto se mudarmos os pensamentos, mudaremos também a atitude da alma, e se mudarmos a atitude da alma mudaremos também a forma em que o corpo responde.

Qual a imagem que você tem de si mesmo? Quais os pensamentos que você tem sobre a situação presente da sua vida?

• Seriam pensamentos de derrota?
• De que você fracasso e já não pode mais?
• Pensamentos de que nada vai mudar?
• De que você não é amada ou querida?
• Que sua vida já não vale a pena ou que perdeu o sentido?
• Que você é inferior a todos e que ninguém te reconhece?...

Creio que poderíamos fazer uma longa lista de coisas que tentam influenciar nossas mentes e ditar nossas vidas todos os dias, sem embargo devemos combater os pensamentos que nossas mentes desejam ter a respeito de nós, e substituí-los com os pensamentos que Deus. Deus disse:

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”. Jeremias 29:11

A pensar os seus pensamentos pense os pensamentos que Deus tem a vosso respeito. Esse é o passo essencial para expelir a depressão na sua mente. Para que você deveria pensar em problemas quando Deus tem pensamentos de paz e bênçãos para ti?

Você deseja se livrar da depressão? Então adote os pensamentos de Deus em sua mente.

Quais são os pensamentos de Deus? Toda a Sua Palavra, a qual foi divinamente inspirada pelo Espírito Santo para transformar as tuas cinzas em gloria. Imagina por um minuto: Deus formou o mundo pelo poder da Sua Palavra. A Palavra escrita (Bíblia) é a mesma palavra criadora, ungida e revestida com o poder do Espírito Santo, por isso ela tem o poder transformador.

O Espírito Santo é o agente especial para transformar caos em beleza, sofrimento em alegria, tristezas em gozo.

Quando você começa a renovar a sua mente com os pensamentos de Deus a sua vida é transformada. Você não pode combater pensamentos com pensamentos... Você combate pensamentos com a Palavra de Deus. Por exemplo:

A tua mente disse que você não vai conseguir, mas Deus te disse: “Esforça-te e seja valente porque Eu serei contigo...”(Js1:7 ênfases). Como aplicar isso em tua vida? Bom quando o pensamento vier em tua mente te dizendo que você não pode, detenha-o e fale a você mesmo o que a Palavra de Deus fala a você, e é dessa forma que você substituirá pensamentos de derrota por pensamentos de vitória. Conseguindo limpar a tua mãe dos pensamentos contrários ao teu bem estar é o primeiro passo de vitória. Esforça-te pois no principio tomará disciplina ate que você controle seus pensamentos, e não desista! A vitória é sua.

Como eu sei disso? Porque eu provei e Deus é fiel. Por mais de 4 anos dentro de uma prisão federal nos EUA eu tive que combater pensamentos. Eu tive que escolher vida ou morte, viver em depressão ou derrotar aquele que me oprimia, e a única arma efetiva é a Palavra de Deus. Quando o inimigo (minha mente) me dizia que eu não podia nem mais um dia, eu recitava o que Deus me dizia em sua palavra:

“Maior é Aquele (o Espírito Santo) que está em nós do que o que está no mundo...” (1Jo 4:4).

E se o Maior está em mim eu posso tudo... Deus honra a fé que você coloca na Palavra Dele. Deus não mente nem falha à sua palavra. O mesmo que Ele disse a Josué, a Davi e todos no passado, Ele segue dizendo o mesmo pois sua palavra é universal, para todos os que creem, e Ele não faz diferença de pessoas (At. 10:34).

Hoje pode ser o primeiro dia de sua vitória e libertação. Troque os teus pensamentos pelos pensamentos de Deus. Comece a ler a Bíblia nos livros de Felipenses e Efésios e veja alguns dos milhares de pensamentos que Deus tem ao nosso respeito. Você é especial, fomos escolhidos para viver abundantemente em gozo, paz, felicidade, saúde  Retome já o que o inimigo te roubou! Se ele conseguir roubar sua paz e gozo ele conseguiu roubar suas forças. Se você já aceitou a Cristo como o seu Salvador O Espirito de Deus está em ti e ele te dará a vitória. Aprenda a depender Dele e Ele restaurará tua vida Leia Romanos 8.

No próximo estudo – DEPRESSÃO Parte 3 - veremos como renovar nossa mente por meio da palavra de Deus. Garanto-te que com a entrada da palavra de Deus em tua mente você caminhará em completa luz (Sal. 119:105) e a depressão fugirá.

Fonte: PortalWebservos

"Senhor, abra os meus olhos para ver as maravilhas de tua palavra, em nome de Jesus. Amém."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será lido com muito carinho.
Obrigada, o Senhor te abençoe grandemente.
Volte Sempre!