terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Mentes tranquilas, almas felizes

Parte 1 - Identificando os sinais
Capitulo 1
- Porque minha vida é tão difícil?
 Assim como eu, muitos estão vivenciando a devastação causada pela discórdia, mas não a reconhecem como a raiz de seus problemas.
Aprenda a reconhecer a discórdia.Damos acesso à discórdia muitas vezes em questões menores, algo que realmente não faz muita diferença
Confronte a discórdia, abraçando a paz.
Para vivenciar relacionamentos pacíficos e harmoniosos, temos que lembrar que a vitória sobre o conflito e a discórdia requer que nos engajemos em uma batalha espiritual. Efésios 6:12 diz: "Pois a nossa luta não é contra seres humanos (somente com oponentes físicos), mas contra os poderes e autoridades, contra (os espíritos mestres que são) os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais (sobrenaturais)".
Relexão:
1- Defina discórdia com suas próprias palavras.
2- Todos já passamos por situações cheias de tensão e conflito. Descreva os sintomas de uma discórdia:
No lar
Na igreja
No ambiente de trabalho
Em outra situação
3- Pense nas relações nas quais vc sofre, tanto em casa quanto no trabalho. Peça a Deus para mostrar onde as seguintes características da discórdia abriram a porta para um conflito específico nesses relacionamentos. O que foi que vc disse ou fez que foi motivado por.....
ORGULHO : vc estava na defensiva? Vc fez questão de dar a ultima palavra? Estava mais interessado em fazer valer seu ponto de vista do que em aprender a perspectiva de Deus sobre a questão?
AMARGURA: vc usou frases como "vc sempre...." ou "vc nunca......?, que são sintomas de amargura interior?
ÓDIO
JULGAMENTO E CRÍTICA: vc atribuiu a outra pessoa motivações ou intenções quando não era possível saber de verdade o que se passava no coração dela? Vc fez julgamentos de outras maneiras?
TRAPAÇA E MENTIRA: vc compreendeu equivocadamente a situação do ponto de vista de outra pessoa, ou vc formou sua opinião sem saber todos os fatos? Vc formou sua opinião com base em fofoca? Vc mentiu ou distorceu a verdade de algum modo?
RAIVA
INQUIETAÇÃO: vc disse alguma coisa motivado por preocupação ou por ansiedade?
MEDO E NEGATIVIDADE: vc disse ou fez alguma coisa motivado por medo ou negatividade?
4- Vc está em discórdia consigo mesmo? Descreva como uma das características acima se relaciona com seus pensamentos ou como vc enxerga a si mesmo.
5- De que forma a discórdia trouxe devastação e destruição para sua vida?
6- Como sua vida mudaria se vc buscasse curar seus relacionamentos conturbados e resistir à discórdia?
Senhor, ajuda-me a reconhecer a discórdia e a aprender como resistir a ela. Ajuda-me a enxergar a chegada do espírito da discórdia bem antes que ele instaure o caos em meu lar e em minha vida. Dá-me a graça para que eu nunca fomente o espírito da discórdia em minha vida ou na vida dos outros. Amém.
Versículos Bíblicos mencionados neste capítulo:
Êxodo 14:14
Colossenses 3:15
Salmo 34:14
Mateus 5:9
Salmo 37:37
Efésios 6:10 ao 18
1 Pedro 5:8
Tiago 3:16
Hebreus 12:14 e 15
João 8:31 e 32
Provérbios 17:1




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será lido com muito carinho.
Obrigada, o Senhor te abençoe grandemente.
Volte Sempre!